Última atualização 02 de outubro de 2025.
Aviso legal
O que é a Aplazame by WiZink?
Quando falamos da Aplazame by Wizink, referimo-nos a uma marca do banco WiZink Bank, S.A.U. – Sucursal em Portugal, com o número de identificação fiscal 980561825, e com sede na Avenida do Colégio Militar, n.º 37-F, 6.º Piso – D, 1500-180 Lisboa, (“Aplazame by WiZink”).
O produto Aplazame by WiZink permite financiar os produtos e/ou serviços que os consumidores adquirirem nas lojas online aderentes. O valor da compra é pago diretamente à loja, e o consumidor paga esse valor ao WiZink, sob a forma de prestações com ou sem juros, dependendo das condições acordadas.
Enquanto utilizador da Aplazame by WiZink, podes contactar-nos a qualquer momento por correio eletrónico para ola@aplazame.pt, por telefone para o nosso número de telefone de serviço ao cliente, que é 218 700 555 (custo de chamada fixa), horário em dias úteis das 9 h – 18h ou por correio para a morada acima indicada.
As presentes condições de uso (as “Condições de Uso”) regulam o acesso e a utilização do website alojado sob o nome de domínio www.aplazame.pt (o “Website”) e das suas páginas web associadas, assim como os conteúdos e serviços disponibilizados aos utilizadores (os “Utilizadores”) pelo titular do website. Juntamente com a Política de Proteção de Dados e a Política de Cookies, estas condições definem os termos que regem a utilização do website e a forma como os dados de pessoais dos Utilizadores são tratados.
Estas condições de uso também regem o acesso e a utilização da App da Aplazame by WiZink, se descarregares a referida Aplicação. As condições que são particulares da App podem ser consultadas na secção “App da Aplazame by WiZink”.
Quem se pode registar como utilizador da Aplazame by Wizink?
Qualquer cidadão português ou residente em Portugal pode registar-se na Aplazame by WiZink, desde que seja maior de idade e forneça os seus dados corretamente. Se és menor de idade ou estiveres a usar dados falsos, não te registes no nosso sistema. Caso contrário, o WiZink poderá tomar as medidas legais, incluindo recorrer aos tribunais, se necessário.
Porque me devo registar como utilizador da Aplazame by WiZink?
Não és obrigado a registar-te como utilizador da Aplazame by WiZink, exceto (i) se quiseres pagar a tua compra numa loja online aderente da Aplazame by WiZink através do nosso contrato de crédito em prestações ou (ii) se tiveres uma loja online e quiseres integrar o sistema de pagamento em prestações de bens e serviços da Aplazame by WiZink.
Sim, mas estou a contratar um crédito só por me registar como utilizador?
Não. Na Aplazame by WiZink, não queremos que ninguém contrate créditos sem antes sermos muito claros sobre as condições que serão aplicadas de acordo com o que cada utilizador nos pedir. Assim, quando te registas, estás apenas a fazer isso: a criar uma conta, - como provavelmente já o fizeste antes noutros serviços online. O registo não significa que estás a contratar um crédito.
Como me registo como utilizador da Aplazame by WiZink?
O teu registo como utilizador para solicitar um crédito da Aplazame by WiZink para a compra de um produto ou serviço de uma loja online aderente terá lugar assim que tiveres introduzido os teus dados pessoais no nosso sistema: Nome Completo, o teu número de telemóvel, o teu número de identificação e a tua data de nascimento, e tiveres clicado no botão “Criar conta segura”. Para concluir o registo, terás de aceitar expressamente estas Condições Gerais e a Política de Proteção de Dados do WiZink.
A partir desse momento, o teu número de telefone pessoal será o teu identificador enquanto utilizador da Aplazame by WiZink, pelo que sempre que quiseres aceder à tua conta ou aos serviços da Aplazame by WiZink terás de te identificar com esse número. Depois de tee identificares com o teu número, a Aplazame by WiZink enviar-te-á por SMS um código PIN de utilização única, que te permitirá aceder ao serviço de forma segura.
Desta forma, não tens de memorizar nenhum identificador ou password para aceder à Aplazame by WiZink pela web. Basta teres o teu telemóvel à mão. Além disso, desde que nenhuma pessoa mal-intencionada tenha acesso ao teu telemóvel, não terás de te preocupar com a possibilidade de alguém aceder aos teus dados sem o teu consentimento. Tal como fazem os bancos antes de ordenar uma transferência!
Como já explicado, a contratação de um crédito ao consumo será feita mais tarde, quando tiveres compreendido bem em que consiste o mesmo e, o custo desse contrato. Posteriormente, assinarás o contrato crédito ao consumo e, uma vez aceite, receberás uma cópia da Ficha de Informação Normalizada, bem como, uma copia do contrato por correio eletrónico.
Por outro lado, se tens uma loja online e estás interessado em integrar o serviço de pagamento da Aplazame by WiZink, deverás registar a tua empresa na secção “Crie a sua conta” do website e introduzir os seguintes dados: nome e apelidos, e-mail corporativo ou da empresa, URL da loja, tamanho médio do carrinho de compras, número de encomendas por mês, password e aceitar as nossas Condições de Uso e Política de Proteção de Dados. Depois de concluíres o registo, a Aplazame by WiZink entrará em contacto contigo para te informar sobre as condições necessárias para integrar o sistema de pagamento em prestações da Aplazame by WiZink e para assinares o respetivo contrato de prestação de serviços.
Como posso aceder aos meus consumos, pagamentos, etc.?
Todas as tuas informações estarão sempre disponíveis para ti no nosso website. Para acederes à tua conta, vai ao website. Clica no botão “Login” e segue as instruções. Terás de ter o teu telemóvel à mão para acederes ao código PIN único que te enviaremos por SMS e que terás de introduzir para validar a tua identidade.
O que posso fazer no website da Aplazame by WiZink?
Depois de te identificares no website com o teu número de telemóvel e o PIN único que te enviaremos, terás acesso à tua área pessoal de cliente, onde se terás uma atualização do estado dos produtos que contrataste connosco, os teus dados de contacto, métodos de pagamento ativos, histórico, etc.
Através do nosso website, poderás ainda pagar qualquer dívida que tenhas connosco e que, por qualquer razão, não tenhas podido pagar na altura. Poderás também cancelar antecipadamente qualquer produto que tenhas contratado e, aceder a qualquer produto ou serviço que te possamos oferecer na altura.
Que uso posso fazer no website da Aplazame by WiZink?
O WiZink pede-te que faças uma utilização responsável do nosso website e dos serviços que te oferecemos.
Se alterares o teu número de telemóvel ou quaisquer outros dados de contacto, pedimos-te que nos informes o mais rapidamente possível para
que possamos prestar-te sempre o melhor serviço. Na Política de Proteção de Dados do website, disponível na URL: https://aplazame.pt/legal/protecao-de-dados/ indicamos-te como exercer o teu direito de retificação. Deves também informar-nos imediatamente de qualquer alteração dos dados do cartão com o qual pretendes efetuar os pagamentos, nomeadamente se o teu banco te tiver enviado um novo cartão devido a roubo ou perda, ou se a data de validade do cartão for inferior à data acordada para qualquer um dos pagamentos diferidos que nos contratares.
Se suspeitares que alguém se fez passar por ti, informa-nos o mais rapidamente possível para que possamos denunciar o facto às autoridades competentes. Lembra-te que o processo de acesso à tua conta é sempre realizado pelo teu telemóvel, pelo que é da tua responsabilidade garantir que ninguém o utiliza indevidamente. Recomendamos que utilizes a funcionalidade do teu telemóvel de ativação de uma password para aceder ao mesmo. Esta é uma boa prática que ajuda a tornar tudo mais seguro.
Todos os serviços, imagens, interface de utilizador, vídeos, conteúdos editoriais, textos e software usados pertencem exclusivamente ao WiZink, como parte da sua propriedade intelectual e industrial e estão protegidos pela legislação portuguesa.
Aplazame by Wizink, o logótipo da Aplazame by WiZink e outras marcas, sinais distintivos, imagens e logótipos do WiZink são marcas registadas do WiZink. Ninguém está autorizado a utilizá-los sem o nosso consentimento prévio por escrito.
Informamos também que, devido a trabalhos de manutenção, o website e os serviços disponíveis podem ficar temporariamente indisponíveis em alguns momentos.
Informamos que, além dos acima indicados, existe uma grande variedade de motivos que podem afetar o website e/ou a sua qualidade, tais como, entre outros: condições ambientais, saturação de redes, conectividade, software de terceiros, etc.
O WiZink poderá ainda eliminar, limitar ou impedir o acesso ao seu website quando surgirem dificuldades técnicas decorrentes de acontecimentos ou circunstâncias alheias ao WiZink que, no seu entender, reduzam ou anulem os níveis de segurança ou as normas adotadas para o bom funcionamento do website.
O utilizador não deve usar o website para realizar qualquer atividade ilegal. Em especial, mas não se limitando a isso, deve evitar utilizá-lo para:
- Usar a identidade de outros utilizadores ou terceiros sem autorização;
- Fazer declarações falsas durante as transações;
- Falsificar dados;
- Realizar qualquer ação que envolva fraude.
O utilizador não deve realizar qualquer ação que possa causar danos ou prejuízos ao WiZink, a terceiros ou ao funcionamento e/ou desenvolvimento do website.
O WiZink não será responsável, em nenhuma circunstância por:
- Perdas, danos ou prejuízos de qualquer tipo resultantes do acesso ou uso do website, incluindo, problemas causados em sistemas informáticos ou causados por vírus e ataques informáticos;
- Danos sofridos pelos utilizadores devido ao uso inadequado do website, ou por falhas, interrupções ou problemas nas telecomunicações;
- A veracidade, integridade ou atualização de informações que não tenham sido geradas diretamente pelo WiZink;
- Informações fornecidas por outras fontes ou presentes em websites externos acedidos através de ligações ao website do WiZink;
- Penalizações que o WiZink possa sofrer devido à devolução de débitos por parte do utilizador no seu cartão;
- Quaisquer danos - diretos, indiretos, acidentais ou consequentes -, perdas ou despesas relacionadas com o uso do website ou com a impossibilidade de o utilizar incluindo falhas técnicas, erros, interrupções vírus informáticos ou falhas de sistema;
Como é que a WiZink tratará os dados fornecidos pelo utilizador?
De acordo com o disposto na regulamentação sobre proteção de dados, todos os dados pessoais que os utilizadores fornecem ao usar o website – por exemplo, ao preencher formulários – são tratados pelo WiZink de forma segura e responsável em conformidade com a Política de Proteção de Dados disponível no nosso website: https://aplazame.pt/legal/protecao-de-dados/.
Se pretenderes aceder aos teus dados pessoais ou exercer qualquer os teus direitos de proteção de dados, tens à tua disposição um formulário disponível no nosso website em: https://www.wizink.pt/public/informacao-legal.
O WiZink utiliza cookies?
Sim, os cookies são pequenos ficheiros de dados que são guardados no dispositivo do utilizador quando visita o website. Estes ficheiros contêm informações sobre a visita ao website e ajudam a facilitar a navegação e a prevenir fraudes. Em nenhum caso, os cookies permitem identificar pessoalmente o utilizador ou aceder a dados pessoais. A maioria dos navegadores permite desativar cookies, se o utilizador assim o desejar. No entanto, ao aceitar a sua utilização, desde que nos dês o teu consentimento para o efeito, o website poderá usar cookies próprios e de terceiros para melhorar a tua experiência de navegação e os serviços oferecidos, analisando a forma como o utilizador interage com o site. Podes obter mais informações na nossa Política de Cookies: https://aplazame.pt/legal/cookies/.